Composição da sessão: Desa. Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, Des. Voltaire de Lima Moraes, Des. Eleitoral Caetano Cuervo Lo Pumo, Desa. Eleitoral Patrícia da Silveira Oliveira, Des. Federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, Des. Eleitoral Volnei dos Santos Coelho e Des. Eleitoral Nilton Tavares da Silva
Desa. Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak
Porto Alegre-RS
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL e JUÍZO DA 158ª ZONA ELEITORAL DE PORTO ALEGRE - RS
<Não Informado>
Votação não disponível para este processo.
RELATÓRIO
Trata-se da requisição inominada de 01 (um/a) servidor(a) público(a), vinculado(a) a órgão da Administração Direta do Poder Executivo Municipal de Porto Alegre/RS, solicitada pela Exma. Juíza da 158ª Zona Eleitoral de Porto Alegre/RS.
O Magistrado Eleitoral justifica o pedido com base na necessidade de auxílio para o desempenho de funções no Cartório da referida Zona Eleitoral.
A Seção de Provisão, Movimentação e Acompanhamento de Carreira manifestou-se pelo deferimento da requisição, nos termos da Informação SGP n. 5970/2024.
A Secretaria de Gestão de Pessoas opinou favoravelmente, ratificando as informações prestadas.
É o breve relatório.
Requisição inominada. 158ª Zona Eleitoral. Preenchimento dos requisitos. Possibilidade. Lei n. 6.999/1982. Resolução TSE n 23.523/2017.
ACÓRDÃO
Vistos, etc.
ACORDAM os Juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, por unanimidade, em deferir o pedido de requisição de 01 (um/a) servidor(a) público(a), vinculado(a) a órgão da Administração Direta do Poder Executivo Municipal de Porto Alegre/RS, com efeitos a contar da data de sua apresentação, nos termos do voto da Presidente e das notas de julgamento, partes integrantes desta decisão. Anotações e comunicações.
Sala das Sessões do Tribunal Regional Eleitoral,
Porto Alegre, 24 de abril de 2024.
DESEMBARGADORA VANDERLEI TERESINHA TREMEIA KUBIAK,
RELATORA.
Por unanimidade, deferiram o pedido de requisição.
Desa. Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak
Rio Grande-RS
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL e JUÍZO DA 163ª ZONA ELEITORAL DE RIO GRANDE - RS
<Não Informado>
Votação não disponível para este processo.
RELATÓRIO
Trata-se da requisição inominada de 01 (um/a) servidor(a) público(a), vinculado(a) à Prefeitura Municipal do Rio Grande/RS, solicitada pelo Exmo. Juiz da 163ª Zona Eleitoral de Rio Grande/RS.
O Magistrado Eleitoral justifica o pedido com base na necessidade de incremento na força de trabalho do Cartório.
A Seção de Provisão, Movimentação e Acompanhamento na Carreira - SEPAC manifestou-se pelo deferimento da requisição, nos termos da Informação SGP n. 5878, anexada no processo SEI respectivo.
A Secretaria de Gestão de Pessoas opinou favoravelmente, ratificando as informações prestadas pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas.
É o breve relatório.
Requisição inominada. 163ª Zona Eleitoral. Preenchimento dos requisitos. Possibilidade. Lei n. 6.999/1982. Resolução TSE n 23.523/2017.
ACÓRDÃO
Vistos, etc.
ACORDAM os Juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, por unanimidade, em deferir o pedido de requisição de 01 (um/a) servidor(a) público(a), vinculado(a) à Prefeitura Municipal do Rio Grande/RS, com efeitos a contar da data de sua apresentação, nos termos do voto da Presidente e das notas de julgamento, partes integrantes desta decisão. Anotações e comunicações.
Sala das Sessões do Tribunal Regional Eleitoral,
Porto Alegre, 24 de abril de 2024.
DESEMBARGADORA VANDERLEI TERESINHA TREMEIA KUBIAK,
RELATORA.
Por unanimidade, deferiram o pedido de requisição.
Desa. Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak
São Marcos-RS
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO RIO GRANDE DO SUL e JUÍZO DA 137ª ZONA ELEITORAL DE SÃO MARCOS - RS
<Não Informado>
Votação não disponível para este processo.
RELATÓRIO
Trata-se da requisição inominada de 01 (um/a) servidor(a) público(a), vinculado(a) à Prefeitura Municipal de São Marcos/RS, solicitada pelo Exmo. Juiz da 137ª Zona Eleitoral de São Marcos/RS.
O Magistrado Eleitoral justifica o pedido com base na necessidade de incremento da força de trabalho, tendo em vista o período eleitoral que se aproxima.
A Seção de Provisão, Movimentação e Acompanhamento de Carreira manifestou-se pelo deferimento da requisição, nos termos da Informação SGP n. 5817, juntada nos autos do processo SEI respectivo.
A Secretaria de Gestão de Pessoas opinou favoravelmente, ratificando as informações prestadas pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas.
É o breve relatório.
Requisição inominada. 137ª Zona Eleitoral. Preenchimento dos requisitos. Possibilidade. Lei n. 6.999/1982. Resolução TSE n 23.523/2017.
ACÓRDÃO
Vistos, etc.
ACORDAM os Juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, por unanimidade, em deferir o pedido de requisição de 01 (um/a) servidor(a) público(a), vinculado(a) à Prefeitura Municipal de São Marcos/RS, com efeitos a contar da data de sua apresentação, nos termos do voto da Presidente e das notas de julgamento, partes integrantes desta decisão. Anotações e comunicações.
Sala das Sessões do Tribunal Regional Eleitoral,
Porto Alegre, 24 de abril de 2024.
DESEMBARGADORA VANDERLEI TERESINHA TREMEIA KUBIAK,
RELATORA.
Por unanimidade, deferiram o pedido de requisição.
Des. Eleitoral Nilton Tavares da Silva
Porto Alegre-RS
ELEICAO 2022 LEONARDO ALEX STEPHAN DEPUTADO ESTADUAL (Adv(s) RODRIGO CARVALHO NEVES OAB/RS 72085) e LEONARDO ALEX STEPHAN (Adv(s) RODRIGO CARVALHO NEVES OAB/RS 72085)
<Não Informado>
Votação não disponível para este processo.
RELATÓRIO
Trata-se de prestação de contas apresentada por LEONARDO ALEX STEPHAN, candidato que alcançou a suplência para o cargo de deputado estadual pelo partido UNIÃO BRASIL, referente à arrecadação e ao dispêndio de recursos relativos às Eleições Gerais de 2022.
A Secretaria de Auditoria Interna (SAI) emitiu relatório de exame das contas no qual apontou a necessidade de diligências, na medida em que detectou a não comprovação dos gastos com recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), relativos ao pagamento de despesas com impulsionamento de campanha no Facebook, considerando irregular o montante de R$ 524,57, passível de devolução ao Tesouro Nacional, conforme o art. 79, § 1º, da Resolução TSE n. 23.607/19 (ID 45499380).
Intimado (ID 45499399), o candidato atendeu à diligência solicitada e apresentou o comprovante do recolhimento ao Tesouro Nacional (ID 45504033).
Após, a Secretaria de Auditoria Interna (SAI) emitiu parecer conclusivo pela aprovação das contas (ID 45512800).
Com vista dos autos, a Procuradoria Regional Eleitoral opinou pela aprovação das contas com ressalvas, uma vez que o recolhimento dos valores tidos como irregulares se deu em momento posterior à entrega da contabilidade de campanha (ID 45515613).
É o relatório.
PRESTAÇÃO DE CONTAS. ELEIÇÕES 2022. SUPLENTE. DEPUTADO ESTADUAL. ARRECADAÇÃO E DISPÊNDIO DE RECURSOS DE CAMPANHA. VERBAS DO FUNDO ESPECIAL DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA – FEFC. EXISTÊNCIA DE SOBRAS. SERVIÇOS DE IMPULSIONAMENTO. FACEBOOK. JUNTADA DE DOCUMENTOS. COMPROVAÇÃO DO PAGAMENTO DA DIFERENÇA. O RECOLHIMENTO É INSUFICIENTE PARA A DESCARACTERIZAÇÃO DA FALHA. MONTANTE IRREGULAR RECOLHIDO. AFASTADA A NECESSIDADE DE DEVOLUÇÃO. APROVAÇÃO COM RESSALVAS.
1. Prestação de contas apresentada por candidato que alcançou a suplência para o cargo de deputado estadual, referente à arrecadação e ao dispêndio de recursos relativos às Eleições Gerais de 2022.
2. Pagamento de despesas com recursos oriundos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha – FEFC para o impulsionamento de campanha no Facebook. Existência de sobras. Juntada de comprovante do pagamento da diferença. O recolhimento, ainda que voluntário, do montante irregular não basta para a descaracterização da falha, uma vez que houve a efetiva aplicação irregular dos recursos, não saneada durante a campanha, mas somente após diligência da SAI. Afastada a necessidade de devolução ao erário. Imposta a aplicação de ressalvas à contabilidade.
3. Aprovação com ressalvas.
Por unanimidade, aprovaram as contas com ressalvas.
Des. Eleitoral Volnei dos Santos Coelho
Porto Alegre-RS
ELEICAO 2022 DEBORA DE BAIRROS BRAGA DEPUTADO FEDERAL (Adv(s) RODRIGO CARVALHO NEVES OAB/RS 72085) e DEBORA DE BAIRROS BRAGA (Adv(s) RODRIGO CARVALHO NEVES OAB/RS 72085)
<Não Informado>
Votação não disponível para este processo.
RELATÓRIO
Trata-se da prestação de contas apresentada por DEBORA DE BAIRROS BRAGA, candidata não eleita ao cargo de deputada federal, referente à arrecadação e ao dispêndio de recursos relativos às Eleições Gerais de 2022.
A Secretaria de Auditoria Interna – SAI deste Tribunal emitiu relatório de exame das informações prestadas (ID 45519644).
Na sequência, a prestadora apresentou manifestação (ID 45523323) que foi seguida de parecer conclusivo, no qual a SAI apontou a utilização de recursos de origem não identificada - RONI e a ausência de comprovação de despesas cujo pagamento ocorrera com verbas do Fundo Especial de Financiamento de Campanha – FEFC. Anotou, ainda, indício de irregularidade, e opinou pela desaprovação das contas, acompanhada da ordem de recolhimento ao Tesouro Nacional de R$ 570,00 (ID 45553275).
A d. Procuradoria Regional Eleitoral, em parecer, acompanhou a manifestação do órgão contábil (ID 45556912).
Conclusos os autos, verificou-se a ausência de documentos comprobatórios de “despesas com pessoal”, bem como a existência de dívida de campanha não apontada inicialmente. Os autos retornaram para nova manifestação do órgão técnico, seguido de oportunidades à parte prestadora e ao Ministério Público, ID 45578068.
O processo recebeu nova análise contábil, que apontou a existência de dívida de campanha, recursos de origem não identificada - RONI e a ausência de comprovação de despesas cujo pagamento ocorrera com verbas do Fundo Especial de Financiamento de Campanha – FEFC (45586994).
Intimada, a prestadora deixou transcorrer o prazo sem manifestação (ID 45590816).
Com vista dos autos, a Procuradoria Regional Eleitoral opinou pela desaprovação das contas e o recolhimento de R$ 570,00 (ID 45601341).
É o relatório.
PRESTAÇÃO DE CONTAS. ELEIÇÕES 2022. CANDIDATA. DEPUTADA FEDERAL. DÍVIDA DE CAMPANHA. RECURSO DE ORIGEM NÃO IDENTIFICADA. AUSÊNCIA DE COMPROVAÇÃO DE DESPESA REALIZADA COM RECURSOS DO FUNDO ESPECIAL DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA - FEFC. INDÍCIO DE CONTRATAÇÃO IRREGULAR. ALTO PERCENTUAL. AFASTADA A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA PROPORCIONALIDADE E DA RAZOABILIDADE. RECOLHIMENTO AO TESOURO NACIONAL. DESAPROVAÇÃO.
1. Prestação de contas apresentada por candidata não eleita ao cargo de deputada federal, referente à arrecadação e ao dispêndio de recursos relativos às Eleições Gerais de 2022.
2. Dívida de campanha. Declaradas despesas na contabilidade que não foram quitadas pela prestadora, configurando dívida de campanha. Apresentado termo de assunção de dívida sem os requisitos da norma de regência. Configurada a irregularidade. Entendimento do TSE no sentido de que as dívidas de campanha consistem em categoria com regulamentação específica, que não prevê o recolhimento de valores em caso de infringência, restringindo-se o art. 34 da Resolução TSE n. 23.607/19 a estabelecer a possibilidade de desaprovação das contas.
3. Recursos de origem não identificada. Omissão de despesa na prestação de contas em exame, identificada por meio das informações constantes na base de dados da Justiça Eleitoral. Reconhecida a irregularidade no uso de recurso que não transitou nas contas de campanha, de origem desconhecida, deve o valor correspondente ser recolhido ao erário, nos termos dos arts. 14 e 32 da Resolução TSE n. 23.607/19.
4. Ausente comprovação de despesas realizadas com recursos do FEFC. Despesa com impulsionamento de conteúdos. Apresentado documento fiscal que não atende aos requisitos exigidos pela legislação de regência, sendo insuficiente para comprovar o gasto com recursos públicos. Determinado o recolhimento ao Tesouro Nacional.
5. Indício de contratação irregular. Identificada a realização de despesa junto à pessoa física, possivelmente irmão da candidata, a indicar a suspeita de desvio de finalidade. A referida despesa integra o montante de contratações não pagas aos credores, circunstância que afasta a possibilidade de possível desvio de finalidade no gasto eleitoral, por caracterizar dívida de campanha.
6. As irregularidades representam 49,12% das receitas declaradas na prestação, o que impede a aplicação dos princípios da proporcionalidade e razoabilidade.
7. Desaprovação. Recolhimento ao Tesouro Nacional.
Por unanimidade, desaprovaram as contas e determinaram o recolhimento do valor de R$ 570,00 ao Tesouro Nacional.
Desa. Eleitoral Patrícia da Silveira Oliveira
Porto Alegre-RS
ELEICAO 2022 ALZIRA JANICE PERES LEAL DEPUTADO FEDERAL (Adv(s) MILTON CAVA CORREA OAB/RS 33654) e ALZIRA JANICE PERES LEAL (Adv(s) MILTON CAVA CORREA OAB/RS 33654)
<Não Informado>
Votação não disponível para este processo.
RELATÓRIO
Trata-se da prestação de contas apresentada por ALZIRA JANICE PERES LEAL, candidata não eleita ao cargo de deputada federal, referente à arrecadação e ao dispêndio de recursos relativos às Eleições Gerais de 2022.
A unidade técnica apontou aplicação irregular de R$ 3.950,00 (três mil novecentos e cinquenta reais) oriundos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), equivalente a 7,24% do montante de recursos arrecadados – R$ 54.500,00 (cinquenta e quatro mil e quinhentos reais) –, recomendando a desaprovação da contabilidade (ID 45512248).
Com vista dos autos, a Procuradoria Regional Eleitoral opinou pela aprovação das contas com ressalvas e pelo recolhimento ao Tesouro Nacional de R$ 3.950,00 (três mil novecentos e cinquenta reais), valor correspondente às irregularidades destacadas em parecer técnico (ID 45539691).
O julgamento foi iniciado na sessão de 07.3.2024, com a realização de sustentação oral pelo procurador da candidata, Dr. Milton Cava Correa, e manifestação oral do ilustre representante da Procuradoria Regional Eleitoral, Dr. Claudio Dutra Fontella.
Na ocasião, proferi voto pela aprovação das contas com ressalvas, afastando o dever de recolhimento ao erário do valor correspondente à falha relativa à diferença na contraparte do débito de R$ 250,00, realizado por PIX com recursos do FEFC a uma prestadora de serviços de militância de rua, uma vez que a inconsistência caracterizou mero equívoco formal, e determinei o recolhimento da quantia de R$ 3.700,00 ao erário, referente à irregularidade na utilização de verbas do FEFC por falta de apresentação de notas fiscais quanto a duas despesas, nos montantes de R$ 2.500,00 e R$ 1.200,00.
A seguir, o ilustre Desembargador Eleitoral Caetano Cuervo Lo Pumo apresentou declaração de voto propondo a conversão do julgamento em diligência, a fim de que fosse oportunizado à prestadora trazer aos autos a prova da efetiva realização dos serviços contratados, cujo pagamento foi glosado pela unidade técnica e pelo órgão ministerial, com fundamento no art. 60, § 3°, da Resolução TSE n. 23.607/19.
Acolhida a proposição por unanimidade, foi determinada a intimação da candidata para comprovar a efetiva execução e entrega do objeto contratado quanto aos prestadores de serviços Triste Sina Fotografia e Carlos Alberto Lopez Pereira Filho, na forma do art. 60, § 3°, da Resolução TSE n. 23.607/19.
No prazo concedido, apresentou-se fotografias e filmagens exibidas nas redes sociais da candidata, como prova da efetiva prestação do serviço descrito nos contratos de ID 45502978 e 45502979 (petição 45616302 e imagens e vídeos, ID 45616304 a ID 45616325).
Com nova vista dos autos, a Procuradoria Regional Eleitoral retificou seu parecer, para o fim de reconhecer a regularidade do gasto de R$ 3.700,00 com serviços de fotografia e de filmagem e a ocorrência de falha formal na contabilidade equivocada de R$ 250,00 do serviço de militância, opinando pela aprovação das contas com ressalvas.
É o relatório.
PRESTAÇÃO DE CONTAS. ELEIÇÕES 2022. CANDIDATA NÃO ELEITA. CARGO DE DEPUTADA FEDERAL. SERVIÇO DE MILITÂNCIA. DIFERENÇA NA ESCRITURAÇÃO. EQUÍVOCO FORMAL. DESPESAS REALIZADAS COM RECURSOS DO FUNDO ESPECIAL DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA – FEFC. AUSÊNCIA DE NOTAS FISCAIS. COMPROVAÇÃO POR DOCUMENTAÇÃO COMPLEMENTAR IDÔNEA. FALHAS DE BAIXO PERCENTUAL. APLICADOS OS PRINCÍPIOS DA RAZOABILIDADE E DA PROPORCIONALIDADE. DISPENSADO O RECOLHIMENTO AO TESOURO NACIONAL. APROVAÇÃO COM RESSALVAS.
1. Prestação de contas apresentada por candidata não eleita ao cargo de deputada federal, referente à arrecadação e ao dispêndio de recursos relativos às Eleições Gerais de 2022.
2. Contratação de duas militantes. Diferença na contraparte de débito, realizado por PIX, uma vez que a prestadora de serviços contratada é diferente da beneficiária do pagamento. Da análise do extrato bancário da candidatura disponível no site da Justiça Eleitoral DivulgaCandContas, verifica-se que a movimentação financeira corresponde ao total da remuneração ajustada às duas prestadoras. Equívoco meramente formal. Assim, a despeito de erro na escrita contábil, o qual é passível de ressalva, dispensa-se o recolhimento do valor ao erário, pois o pagamento está devidamente comprovado nos autos.
3. Ausência de notas fiscais das despesas realizadas com o Fundo Especial de Financiamento de Campanha – FEFC. Descumprimento da legislação tributária pelos prestadores de serviço. Falha da candidata, enquanto responsável pela sua prestação de contas, ao deixar de exigir o documento fiscal quando da contratação. Contudo, considerando que a fiscalização tributária não compete à Justiça Eleitoral, importa ter presente que a aplicação do recurso está perfeitamente demonstrada no feito, o que satisfaz a exigência de comprovação por intermédio de meios contundentes de prova prevista na parte final do art. 60, caput, da Resolução TSE n. 23.607/19.
4. O art. 60, § 1°, da Resolução TSE n. 23.607/19 é expresso ao dispor que, “além do documento fiscal idôneo, a que se refere o caput, a Justiça Eleitoral poderá admitir, para fins de comprovação de gastos, qualquer meio idôneo de prova, inclusive outros documentos”. No caso, a candidata juntou aos autos os contratos, e seu extrato bancário demonstra que os fornecedores são os efetivos beneficiários dos pagamentos. Entendimento do Tribunal Superior Eleitoral pela ausência de gravidade quanto à falta de apresentação de nota fiscal quando as despesas são comprovadas por documentos complementares que garantam confiabilidade nos gastos da candidatura. Ausência de comprometimento à transparência, à confiabilidade e à lisura da aplicação dos recursos, remanescendo como falha meramente formal a questão tributária.
5. As falhas verificadas equivalem a 7,24% dos recursos recebidos pela candidata em sua campanha e enquadram-se no parâmetro fixado na jurisprudência desta Justiça Especializada de aplicação dos princípios de razoabilidade e de proporcionalidade para formar juízo de aprovação da contabilidade com ressalva (inferior a 10% da arrecadação financeira). Dispensado o recolhimento.
6. Aprovação com ressalvas.
Por unanimidade, aprovaram as contas com ressalvas.
Desa. Eleitoral Patrícia da Silveira Oliveira
Porto Alegre-RS
ELEICAO 2022 JURANDIR MARQUES MACIEL DEPUTADO ESTADUAL (Adv(s) ADAUVIR DELLA TORRE MERIB OAB/RS 23678) e JURANDIR MARQUES MACIEL (Adv(s) ADAUVIR DELLA TORRE MERIB OAB/RS 23678)
<Não Informado>
Votação não disponível para este processo.
RELATÓRIO
Trata-se da prestação de contas apresentada por JURANDIR MARQUES MACIEL, candidato ao cargo de deputado estadual pelo União Brasil, referente à arrecadação e ao dispêndio de recursos relativos às Eleições Gerais de 2022.
Após análise técnica das peças entregues pelo candidato, a Secretaria de Auditoria Interna emitiu parecer conclusivo pela aprovação das contas.
Foram os autos com vista à Procuradoria Regional Eleitoral, que consignou nada ter a opor à aprovação, ficando ressalvado seu poder de representação caso surjam provas em desacordo com os dados declarados no processo.
É o relatório.
PRESTAÇÃO DE CONTAS. ELEIÇÕES 2022. CANDIDATO. DEPUTADO ESTADUAL. ARRECADAÇÃO E DISPÊNDIO DE RECURSOS DE CAMPANHA. PARECER TÉCNICO PELA APROVAÇÃO DAS CONTAS. REGULARIDADE. APROVAÇÃO.
1. Parecer conclusivo do órgão técnico e manifestação ministerial pela aprovação das contas. Arrecadação e aplicação de recursos financeiros em conformidade com a legislação de regência. Regularidade.
2. Aprovação, nos termos do art. 74, inc. I, da Resolução TSE n. 23.607/19.
Por unanimidade, aprovaram as contas.
Des. Eleitoral Caetano Cuervo Lo Pumo
Porto Alegre-RS
ELEICAO 2022 CINTIA REGINA FREITAS ROCKENBACH DEPUTADO FEDERAL (Adv(s) JÚLIO CESAR GOMES DOS SANTOS OAB/RS 41372 e VALQUIRIA CHAVES DA SILVA OAB/RS 105575) e CINTIA REGINA FREITAS ROCKENBACH (Adv(s) JÚLIO CESAR GOMES DOS SANTOS OAB/RS 41372 e VALQUIRIA CHAVES DA SILVA OAB/RS 105575)
<Não Informado>
Votação não disponível para este processo.
RELATÓRIO
Trata-se da prestação de contas apresentada por CINTIA REGINA FREITAS ROCKENBACH, candidata não eleita ao cargo de deputada federal pelo PODEMOS, referente à arrecadação e ao dispêndio de recursos relativos às Eleições Gerais de 2022.
A Secretaria de Auditoria Interna (SAI) emitiu relatório de exame das contas em que registrou a necessidade de intimação da candidata para manifestação acerca de falhas apontadas (ID 45541131).
A prestadora manifestou-se prestando esclarecimentos e juntando documentos (ID 45543978).
Em parecer conclusivo a SAI apontou a persistência de irregularidades, no montante de R$ 7.278,60, motivo pelo qual recomendou a desaprovação das contas (ID 45554733).
Com vista dos autos, a Procuradoria Regional Eleitoral opinou pela desaprovação das contas e pelo recolhimento do valor de R$ 6.164,30 ao Tesouro Nacional (ID 45555064).
É o relatório.
PRESTAÇÃO DE CONTAS. ELEIÇÕES 2022. CANDIDATA. DEPUTADO FEDERAL. APLICAÇÃO IRREGULAR DE RECURSOS ORIUNDOS DO FUNDO ESPECIAL DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA – FEFC. VERBA DE NATUREZA PÚBLICA. FALTA DE COMPROVAÇÃO DE QUE O DOADOR/FORNECEDOR SEJA PROPRIETÁRIA(O) DO BEM. BAIXA REPRESENTATIVIDADE DA IRREGULARIDADE. RECOLHIMENTO AO TESOURO NACIONAL. APROVAÇÃO COM RESSALVAS.
1. Prestação de contas apresentada por candidata não eleita ao cargo de deputada federal, referente à arrecadação e ao dispêndio de recursos de campanha nas Eleições Gerais de 2022.
2. Aplicação irregular de recursos oriundos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha – FEFC. Cessão ou locação de veículos. Em que pese a legislação eleitoral exigir a comprovação da propriedade do bem somente em casos de doação estimável em dinheiro (arts. 21, inc. II, e 58, inc. II, da Resolução TSE n. 23.607/19), o que não é o caso dos autos, a jurisprudência tem exigido tal comprovação, por se tratar de gastos custeados com recursos públicos, cuja transparência deve ser a regra, consistindo em providência indispensável para verificar a efetiva prestação do serviço e a correta utilização dos recursos públicos.
3. Documentos apresentados não se prestam para comprovar a despesa com recursos públicos e esclarecer devidamente a relação dos supostos locadores com os veículos empregados.
4. Caracterizada a irregularidade, impõe-se a restituição da quantia impugnada ao Tesouro Nacional, consoante dispõe o art. 79, § 1º, da Resolução TSE n. 23.607/19. Falha que representa 1,26% do montante arrecadado pela candidata, permitindo a aprovação com ressalvas das contas.
5. Aprovação com ressalvas. Recolhimento ao Tesouro Nacional.
Por unanimidade, aprovaram as contas com ressalvas e determinaram o recolhimento do valor de R$ 6.164,30 ao Tesouro Nacional.
Des. Voltaire de Lima Moraes
Porto Alegre-RS
ELEICAO 2022 CLAUDIOMIRO PIAZZA RODRIGUES DEPUTADO ESTADUAL (Adv(s) CINARA DE OLIVEIRA VIEIRA OAB/RS 68192) e CLAUDIOMIRO PIAZZA RODRIGUES (Adv(s) CINARA DE OLIVEIRA VIEIRA OAB/RS 68192)
<Não Informado>
Votação não disponível para este processo.
RELATÓRIO
Trata-se de prestação de contas apresentada por CLAUDIOMIRO PIAZZA RODRIGUES, candidato não eleito ao cargo de deputado estadual, referente à arrecadação e ao dispêndio de recursos de campanha nas Eleições 2022.
O candidato apresentou documentação e está representado por procuradora nos autos.
Publicado o edital, decorreu o prazo sem manifestação (ID 45365419)
A unidade técnica examinou as contas e emitiu relatório (ID 45458717) apontando falhas no montante de R$ 130.000,00 (cento e trinta mil reais).
Intimado, o prestador não se manifestou (ID 45461449), sobrevindo parecer conclusivo (ID 45480114) pela desaprovação das contas e recolhimento da quantia de R$ 130.000,00 (cento e trinta mil reais) ao Tesouro Nacional.
O candidato peticionou nos autos alegando não ter sido intimado dos atos praticados, pugnando pela reabertura de prazo para manifestar-se sobre as inconsistências apontadas (ID 45481040). O pedido de concessão de prazo foi deferido por este juízo, ainda que não tenha sido constatada falha na intimação (ID 45516028).
Novamente intimado, o prestador manifestou-se e juntou documentos (ID 45522578 e 45522582), que foram submetidos à nova análise técnica (ID 45564052).
A examinadora de contas considerou integralmente sanadas as impropriedades apontadas no parecer conclusivo e parcialmente sanadas as falhas pertinentes à ausência de comprovação de gastos com recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha – FEFC, opinando pela desaprovação das contas e pelo recolhimento da quantia de R$ 64.802,47 (sessenta e quatro mil oitocentos e dois reais e quarenta e sete centavos) ao Tesouro Nacional (ID 45564052), posição compartilhada pela Procuradoria Regional Eleitoral no parecer de ID 45565793.
O prestador de contas foi novamente intimado para manifestação acerca do saldo de impulsionamento de conteúdo (ID 45593680), tendo o prazo concedido decorrido sem manifestação.
É o relatório.
PRESTAÇÃO DE CONTAS. ELEIÇÕES 2022. CANDIDATO. CARGO DE DEPUTADO ESTADUAL. NÃO COMPROVADOS GASTOS COM RECURSOS DO FUNDO ESPECIAL DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA - FEFC. AUSENTE INDICAÇÃO NO DOCUMENTO FISCAL DAS DIMENSÕES DO MATERIAL IMPRESSO PRODUZIDO. DIVERGÊNCIA ENTRE OS VALORES REPASSADOS AO FACEBOOK E OS VALORES CONSTANTES NO DOCUMENTO FISCAL EMITIDO PELO FORNECEDOR. ALTO PERCENTUAL. INVIÁVEL A APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA PROPORCIONALIDADE E DA RAZOABILIDADE. RECOLHIMENTO AO TESOURO NACIONAL. DESAPROVAÇÃO.
1. Prestação de contas apresentada por candidato não eleito ao cargo de deputado estadual, referente à arrecadação e ao dispêndio de recursos relativos às Eleições Gerais de 2022.
2. Regularidade das intimações realizadas. Consulta às edições do Diário da Justiça Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul – DJE/TRE-RS demonstra que o nome da advogada, seu número de inscrição na OAB-RS e os dados do processo foram corretamente indicados em todas as publicações.
3. Aplicação irregular de recursos oriundos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha - FEFC. Ainda que oportunizado o contraditório e a ampla defesa ao prestador de contas, somente parte das falhas foram sanadas mediante a juntada intempestiva de documentos, subsistindo irregularidades apontadas pela unidade técnica. 3.1. Despesas que não observaram o disposto no art. 38 da Resolução TSE n. 23.607/19, o qual regulamenta a forma de pagamento dos gastos eleitorais, na medida em que não há identificação da contraparte beneficiária nos extratos bancários. O pagamento realizado de forma diversa da prescrita na legislação de regência inviabiliza o sistema instituído pela Justiça Eleitoral para conferir transparência e publicidade às receitas e aos gastos de campanha, pois impede o controle e a fiscalização da destinação dos recursos públicos. 3.2. Notas Fiscais emitidas sem a descrição da dimensão do material impresso. A legislação eleitoral estipula que a comprovação de gastos de campanha com material impresso demanda a indicação, no corpo do documento fiscal, das dimensões do produto, conforme preceitua o art. 60, caput, c/c os §§ 3º e 8º, da Resolução TSE n. 23.607/19. 3.3. Divergência entre os valores repassados à empresa Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. e aqueles constantes no documento fiscal emitido pelo fornecedor. Eventual crédito contratado e não utilizado até o final da campanha deve ser registrado como sobra de campanha e recolhido à conta do Tesouro Nacional. 3.4. Recolhimento ao Tesouro Nacional da quantia impugnada, em razão da ausência de comprovação segura da utilização regular de recursos públicos, nos termos do art. 79, § 1º, da Resolução TSE n. 23.607/19.
4. As falhas representam 49,46% do total de receitas arrecadadas, inviabilizando a aplicação dos princípios da proporcionalidade ou razoabilidade.
5. Desaprovação. Recolhimento ao Tesouro Nacional.
Por unanimidade, confirmaram a regularidade das intimações realizadas nos autos e, no mérito, desaprovaram as contas e determinaram o recolhimento do valor de R$ 64.802,47 ao Tesouro Nacional.
Des. Voltaire de Lima Moraes
Porto Alegre-RS
ELEICAO 2022 VIVIA CORREA DE QUADROS DEPUTADO FEDERAL (Adv(s) JOSE DIOGO LANGORT FAGUNDES JUNIOR OAB/RS 86637) e VIVIA CORREA DE QUADROS (Adv(s) JOSE DIOGO LANGORT FAGUNDES JUNIOR OAB/RS 86637)
<Não Informado>
Votação não disponível para este processo.
RELATÓRIO
Trata-se de prestação de contas apresentada por VIVIA CORREA DE QUADROS, candidata não eleita ao cargo de deputada federal, referente à arrecadação e ao dispêndio de recursos de campanha nas Eleições 2022.
A candidata apresentou a documentação e constituiu procurador (ID 45172589).
Publicado o edital, decorreu o prazo legal sem impugnação.
Foi emitido o relatório de exame da contabilidade pela unidade técnica (ID 45499393 e 45499394), e a prestadora de contas, intimada, não se manifestou (ID 45504430).
Sobreveio parecer conclusivo em que o órgão técnico apontou falhas consistentes na utilização de Recursos de Origem Não identificada – RONI, no montante de R$ 235,00 (duzentos e trinta e cinco reais), e irregularidades na comprovação de gastos com recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha – FEFC, no valor de R$ 54.435,00 (cinquenta e quatro mil quatrocentos e trinta e cinco reais). O laudo manifestou-se pela desaprovação das contas e pelo recolhimento da quantia de R$ 54.670,00 (cinquenta e quatro mil seiscentos e setenta reais) ao Tesouro Nacional (ID 45512246).
Com vista dos autos, a Procuradoria Regional Eleitoral apontou irregularidade não detectada pela análise técnica (ID 45515847), motivo pelo qual se determinou a intimação da prestadora de contas.
Com a manifestação da interessada (ID 45522237), foram os autos com vista à Procuradoria Regional Eleitoral, que opinou pela desaprovação das contas e pela determinação de recolhimento do valor de R$ 81.170,00 ao erário (ID 45563462).
É o relatório.
PRESTAÇÃO DE CONTAS. ELEIÇÕES 2022. CANDIDATA. DEPUTADA FEDERAL. RECURSO DE ORIGEM NÃO IDENTIFICADA – RONI. OMISSÃO DE GASTOS. IDENTIFICADA DESPESA NÃO DECLARADA NA PRESTAÇÃO DE CONTAS. IRREGULARIDADE NA COMPROVAÇÃO DE GASTOS COM RECURSOS DO FUNDO ESPECIAL DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA – FEFC. PAGAMENTO DE HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. POSSIBILIDADE. MATÉRIA REGRADA NO ART. 35, §§ 3º e 4º, DA RESOLUÇÃO TSE N. 23.607/19. DESPESAS COM PESSOAL. AUSÊNCIA DE DOCUMENTOS CONTRATUAIS. IRREGULARIDADES DE ALTO PERCENTUAL. INVIABILIDADE DA APLICAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA PROPORCIONALIDADE E DA RAZOABILIDADE. RECOLHIMENTO AO TESOURO NACIONAL. DESAPROVAÇÃO.
1. Prestação de contas apresentada por candidata não eleita ao cargo de deputada federal, referente à arrecadação e ao dispêndio de recursos relativos às Eleições Gerais de 2022.
2. Omissão de gastos de campanha. Identificadas despesas por meio da emissão de duas notas fiscais vinculadas ao CNPJ da campanha, não declaradas na prestação de contas, infringindo o disposto no art. 53, inc. I, al. “g”, da Resolução TSE n. 23.607/19. Sonegação de informações a respeito dos valores empregados para a quitação dos gastos de campanha, cujo trânsito ocorreu de forma paralela à contabilidade formal da candidata, caracteriza o recurso como de origem não identificada, do qual o montante deve ser recolhido ao Tesouro Nacional, nos termos do art. 32, caput e inc. VI, da Resolução TSE n. 23.607/19.
3. Irregularidades na comprovação de gastos realizados com recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha - FEFC. Despesas com pessoal. Ausentes os respectivos instrumentos contratuais com detalhamento dos prestadores de serviço, locais de trabalho, horas trabalhadas, especificação das atividades e justificativas dos preços contratados, conforme estabelece a legislação de regência. Determinado o recolhimento da quantia impugnada ao Tesouro Nacional, nos termos do art. 32, caput e inc. VI, da Resolução TSE n. 23.607/19.
4. Despesas com serviços de advocacia. Possibilidade de pagamento de honorários com verbas do Fundo Especial de Campanha – FEFC. Matéria regrada no art. 35, §§ 3º e 4º, da Resolução TSE n. 23.607/19, que autoriza o uso de verba pública para pagamento de honorários advocatícios e de contabilidade em determinadas situações. A despesa realizada pela candidata foi comprovada mediante recibos de honorários, petição de habilitação, procuração e contrato de serviços advocatícios, o qual consta como objeto os serviços profissionais para procedimentos administrativos e/ou judiciais, consultoria jurídica na campanha para a deputada federal. Esta Corte, na análise de prestações de contas eleitorais, em casos similares, tem consignado que a nota fiscal é apta a comprovar o efetivo serviço de advocacia quando o advogado patrocina a ação de prestação de contas. Ausência de elementos nos autos para que se presuma a inexistência do trabalho realizado, sobretudo porque o advogado atua nas próprias contas sob análise.
5. As irregularidades representam alto percentual em relação às receitas arrecadadas. Inviável a aplicação dos princípios da proporcionalidade ou razoabilidade.
6. Desaprovação. Recolhimento ao Tesouro Nacional.
Por unanimidade, desaprovaram as contas e, por maioria, determinaram o recolhimento do valor de R$ 54.670,00 ao Tesouro Nacional, vencido em parte o Relator, que ordenava recolhimento em maior extensão.
Des. Mario Crespo Brum
Porto Alegre-RS
ELEICAO 2022 RENE NEDI DE SOUZA RIBEIRO DEPUTADO ESTADUAL (Adv(s) JOSE OZORIO VIEIRA DUTRA OAB/RS 0026628) e RENE NEDI DE SOUZA RIBEIRO (Adv(s) JOSE OZORIO VIEIRA DUTRA OAB/RS 0026628)
<Não Informado>
Votação não disponível para este processo.
RELATÓRIO
Trata-se de prestação de contas apresentada por RENE NEDI DE SOUZA RIBEIRO, candidato não eleito ao cargo de deputado estadual, referente à arrecadação e ao dispêndio de recursos de campanha nas Eleições 2022.
O candidato apresentou a documentação e está representado por procurador nos autos.
Publicado o edital, decorreu o prazo sem impugnação (ID 45365328).
A unidade técnica examinou as contas e emitiu relatório apontando falhas na contabilidade de campanha consistentes na realização de gastos irregulares com recurso do Fundo Especial de Financiamento de Campanha - FEFC, no valor de R$ 31.438,12 (ID 45531963).
Intimado, o prestador não se manifestou (ID 45536493), vindo o órgão técnico a opinar pela desaprovação das contas e pelo recolhimento daquela quantia ao Tesouro Nacional (ID 45539600).
A Procuradoria Regional Eleitoral apresentou parecer no mesmo sentido, isto é, pela desaprovação das contas e determinação de recolhimento do valor de R$ 31.438,12 ao erário (ID 45550654).
É o relatório.
PRESTAÇÃO DE CONTAS. ELEIÇÕES 2022. CANDIDATO. CARGO DE DEPUTADO ESTADUAL. UTILIZAÇÃO IRREGULAR DE RECURSOS DO FUNDO ESPECIAL DE FINANCIAMENTO DE CAMPANHA – FEFC. PAGAMENTOS REFERENTES À MILITÂNCIA E MOBILIZAÇÃO DE RUA. EMISSÃO DE CHEQUES NÃO CRUZADOS. CONTRATAÇÃO DE IMPULSIONAMENTO DE CONTEÚDO. FACEBOOK. AUSENTE COMPROVAÇÃO DO GASTO. AQUISIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS SEM O CORRESPONDENTE REGISTRO DE LOCAÇÃO OU CESSÃO DE VEÍCULO. EXPRESSIVO PERCENTUAL DAS FALHAS. RECOLHIMENTO AO TESOURO NACIONAL. DESAPROVAÇÃO.
1. Prestação de contas apresentada por candidato não eleito ao cargo de deputado estadual, referente à arrecadação e ao dispêndio de recursos de campanha nas Eleições 2022.
2. Aplicação irregular de recursos oriundos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha – FEFC. 2.1. Pagamentos referentes à militância e mobilização de rua, efetuados mediante cheques nominais aos contratados, porém não cruzados, em desacordo com o art. 38, inc. I, da Resolução TSE 23.607/19. Este Tribunal Regional sufragou o entendimento de que os pagamentos por meio de recursos públicos devem ser demonstrados por documentos que permitam a rastreabilidade dos valores e a vinculação do crédito com o fornecedor declarado, sob pena de recolhimento do equivalente ao Tesouro Nacional. Na hipótese, não foram apresentados documentos aptos a sanar a falha. Impossibilidade de atestar, tecnicamente, que os pagamentos tenham de fato ocorrido para pessoas ou empresas contratadas em prol da campanha eleitoral. 2.2. Ausência de nota fiscal referente à contratação de impulsionamento de conteúdo com o Facebook. 2.3. Aquisição de combustíveis sem o correspondente registro de locações, cessões de veículos, publicidade com carro de som ou despesa com geradores de energia. Devidamente intimado, o prestador deixou de retificar as contas e apresentar esclarecimentos, fato que torna a matéria incontroversa. 2.4. Recolhimento da quantia impugnada ao Tesouro Nacional, nos termos do art. 79, § 1º, da Resolução TSE n. 23.607/19.
3. As falhas representam expressivos 42,88% do montante recebido pela campanha, circunstância que implica a desaprovação das contas.
4. Desaprovação. Recolhimento ao Tesouro Nacional.
Após votar o Relator, desaprovando as contas e determinando o recolhimento do valor de R$ 31.438,12 ao Tesouro Nacional, no que foi acompanhado pelos Des. Eleitorais Volnei dos Santos Coelho e Nilton Tavares da Silva, proferiu voto-vista parcialmente divergente o Des. Eleitoral Caetano Cuervo Lo Pumo, desaprovando as contas e ordenando o recolhimento do valor de R$ 9.338,00 ao Tesouro Nacional, no que foi acompanhado pela Desa. Eleitoral Patrícia da Silveira Oliveira e pelo Des. Federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira. Julgamento adiado para colheita do voto de desempate da presidente Desa. Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak.
Próxima sessão: ter, 30 abr 2024 às 14:00